quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Jornalista Billy Culleton, fundador do portal Floripa Centro, é entrevistado para o projeto "A Rua no Jornalismo"

É recorrente o bordão “o repórter tem que estar na rua”. Mas por quê? O que a rua significa no fazer do jornalista? Por que esse fazer é diferente em relação ao jornalista “de redação”? Billy deu as respostas a partir da experiência como repórter e editor em empresas jornalísticas e agora, no Floripa Centro, que iniciou em abril de 2019. 

Ele também falou sobre o trabalho antes e depois do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, iniciado em Florianópolis no dia 17 de março. No dia 24 de abril, o jornalista fez uma série de flagrantes nas ruas do Centro, na primeira semana de relaxamento do isolamento social. Se a palavra “rua” for introduzida na Busca do Floripa Centro, aparecem 288 resultados. O portal tocado por Billy está nas ruas da cidade, de onde ele traz ao leitor pessoas e histórias únicas, como a do filho do homem da cobra, a do apaixonado casal em situação de rua, a do mais antigo barbeiro do Centro de Florianópolis. 

Billy fala do cotidiano de trabalho (se locomove de bicicleta nas ruas), da forma como seleciona as pautas e da bela iniciativa de abordar temas a partir de pesquisas em jornais antigos, que renderam 4 e-books da série “Histórias inéditas da Florianópolis antiga: 1800-1960”. Enfim, um jornalista de olho, de fato, na experiência do vivido.

Veja o vídeo abaixo ou em https://www.youtube.com/watch?v=fxqdubV2K-U



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Engordamento de praia: a miséria da política no jornalismo catarinense

Dois colunistas catarinenses tiraram o dia 8 de fevereiro para atacar o professor do Departamento de Botânica da UFSC Paulo Horta. Motivo: u...