quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

A questão é civilizatória!



Ainda que não esteja mais acompanhando os debates sobre jornalismo ambiental, calhou de refletir sobre o tema ao ler o artigo da geógrafa Maria Adélia Aparecida de Souza, com outros dois autores, em publicação divulgada em janeiro pelo centenário de nascimento do geógrafo Milton Santos (Votante 09, da Biblioteca Submersa).

No artigo, Maria Adélia retoma a ausência de discussão crítica sobre uma questão apontada por Milton Santos, a “questão ambiental”, criada em Estocolmo nos anos 1970, e que evolui agora para outra, a “questão climática” ou o “aquecimento global”, maior bandeira ideológica contemporânea a confundir processos e dinâmicas entre os conceitos de Terra (o planeta) e Mundo. A Terra, realidade geofísica, com sua essência de tempo longo; o Mundo, realidade histórica, de tempo curto, com “práticas e ações sociais organizadas e hierarquizadas que degradam e interferem na manutenção da vida humana em todo o planeta”, escreve Maria Adélia, concluindo: “O nome disso é Questão Civilizatória e não Questão Ambiental, Climática ou Aquecimento Global”. 

Maria Adélia critica a comunicação global em todo o planeta que insiste neste desvio conceitual e epistemológico, naturalizando e escamoteando os problemas graves da humanidade como a pobreza, a fome extrema e as desigualdades socioespaciais. Isso, afirma, nos custará caro. 

No artigo, ela menciona ainda conceitos fundadores da obra de Milton Santos e o papel dos homens pobres e lentos, que escapam ao totalitarismo e à racionalidade da globalização.

Foi a leitura de Milton e de Maria Adélia que me guiou no mestrado em Geografia na UFSC, resultando no livro "Quando a Palavra Sustenta a Farsa: o discurso jornalístico do desenvolvimento sustentável" (2006), motivado pela crítica à “questão ambiental”. Agora, vem, carregada de ideologia, a “questão climática”. Há que fazer a crítica também no jornalismo.

A publicação sobre o centenário de nascimento do geógrafo Milton Santos como artigo de Maria Adélia está aqui: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/wp-content/uploads/2026/01/Volante-09-Milton-Santos.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A questão é civilizatória!

Ainda que não esteja mais acompanhando os debates sobre jornalismo ambiental, calhou de refletir sobre o tema ao ler o artigo da geógrafa Ma...