segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Jornalismo e espaço: método de reportagem


Enviei contribuição para o primeiro Caderno de Trabalho do Grupo de Trabalho 15 da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (ALAIC). O GT 15 discute “Comunicação e cidade: habitar em tempos de transformação”.

A contribuição aponta elementos para um método de reportagem capaz de permitir ao jornalismo e aos jornalistas se situarem no espaço e no texto. Ele nasceu a partir da leitura de Adelmo Genro Filho, pesquisador e professor brasileiro criador de uma teoria marxista do jornalismo, e da obra de Henri Lefebvre, ambas enlaçadas em minha tese sobre o espaço no jornalismo. O enlace deixou uma ponta solta agora explorada, a ideia de o método regressivo-progressivo de Lefebvre contribuir para a construção de um método na reportagem capaz de alcançar, de forma crítica, as temporalidades e espacialidades com as quais os jornalistas lidam na cobertura jornalística do e no espaço.

O texto está em

https://itcidades.org.br/wp-content/uploads/2023/12/ENSAIO_MIRIAM_SANTINI_DE_ABREU.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Fala Campeche”, jornal a serviço da luta socioambiental em Florianópolis

Por Míriam Santini de Abreu - jornalista O colega jornalista Silvio da Costa Pereira, sabendo do trabalho que temos feito em prol da memória...