quinta-feira, 20 de julho de 2023

Etnografia e apuração: enlaces possíveis



A publicação "Etnografia na Antropologia e Apuração no Jornalismo: Tempos, Métodos e Experiências de Interpretação do Espaço Urbano" é o resultado do minicurso de mesmo nome oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC em novembro de 2022 pela professora Viviane Vedana, por mim e pela doutoranda e jornalista Priscila Oliveira dos Anjos.

O minicurso teve dois momentos: aulas teóricas e saída de campo na Avenida Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis. Na sequência, cinco participantes toparam a proposta de escrever sobre a experiência e as reflexões dela decorrentes, compondo os quatro textos da publicação.
O ensaio de Celina Limeira Centena e Manu Rocha de Matos analisa a educação da atenção do antropólogo inserido em contextos urbanos, apontando a importância da caminhada à deriva como instrumento de pesquisa exploratória para todos aqueles que buscam construir conhecimento experimentando e praticando a cidade. Já Elizabeth Calderón aborda questões históricas relacionadas às mudanças na Avenida Hercílio Luz. O artigo de Guilherme Vasconcellos Leonel indica caminhos para uma etnografia da espera entre os indivíduos em situação de rua na avenida, e Warley Alvarenga apresenta um roteiro fotográfico de momentos e personagens que despertaram atenção na saída de campo.
São quatro belos exemplos de como a relação entre disciplinas enriquece a reflexão sobre o cotidiano e a pesquisa acadêmica.
A bela foto de capa é do estudante de Jornalismo Warley Alvarenga.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Economia Verde em Santa Catarina: muito discurso, pouca prática e mídia conivente

Os veículos de comunicação anunciaram de forma oficialesca o lançamento, em setembro, do documento intitulado “Uma abordagem preliminar da E...