terça-feira, 14 de novembro de 2023

Três máquinas e uma faculdade


Flagro a cena e ela é boa para homenagear as três máquinas que me ajudaram a pagar a faculdade de Jornalismo: a de costura, a de overlock e a mãe. Na época, não havia Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul, e assim iniciei o curso em 1990 na Unisinos, em São Leopoldo. Trabalhava como estagiária e depois contratada na extinta Folha de Hoje e, às 17h45, eu tinha que correr até a frente da Catedral, de onde saía diariamente o ônibus que levava os estudantes da Unisinos para as aulas. Voltávamos a Caxias perto da meia-noite e meia e eu, sozinha ou com o amigo Samuel, corria as quatro quadras até minha casa. No inverno era pior, e pior ainda quando havia neblina. 

Passados dois anos e meio, aquela rotina começou a me cansar e decidi morar em São Leopoldo. O pai não queria e, em meio às discussões, a mãe foi enfática: 

– João Flávio, deixa. Não adianta. 

Depois de ficar uns dias hospedada na casa de uma prima em Novo Hamburgo, achei trabalho e lugar para morar. 

Nos dois anos e meio seguintes, fui garçonete, repórter em jornal e estagiária na Petrobras e na Prefeitura de Porto Alegre. Consegui uma bolsa parcial de uma entidade privada e uma bolsa na Unisinos para digitar a tese de doutorado de um professor que havia usado máquina de escrever. Mas o dinheiro não dava.

Toda semana, a mãe enviava um farnel pelo ônibus: pão feito em casa, feijão, polenta, legumes, frutas, dinheiro e uma cartinha com novidades. Eu morava perto da avenida que levava até a Unisinos e corria até lá para buscar o farnel precioso. Os motoristas e os colegas já sabiam o ponto onde parar e fazer a entrega.

O pai, naquele tempo, trabalhava em escritório e a mãe costurava. As camisas dela era impecáveis. E sei que volta e meia ela pedia empréstimo ao querido tio José, que era gerente da Eberle, para poder me ajudar. 

Aposentada, ela tem nas máquinas um acréscimo na renda, e hoje faz reformas e costura por prazer enxovais de bebês que minha prima Tânia entrega para os projetos sociais dos Capuchinhos. E ainda borda, faz crochê, escreve e pinta. Quando vou para Caxias, ela avisa:

– Traz tuas reforminhas!

Ela diz que gosta de estar como a Terra, em movimento.

É, dona Eluci, eu pedalo, mas não te alcanço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eduardo Leite e a hora dos culpados

“Não é hora de procurar culpados”, afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em coletiva de imprensa no domingo, dia 5, ao l...