sábado, 20 de novembro de 2021

Ecoagência debate o papel do Movimento Ecológico Livre (MEL) na história de lutas em defesa do ambiente em Santa Catarina

 


O papel do Movimento Ecológico Livre (MEL) na história de lutas em defesa do ambiente em Santa Catarina é o tema da Terça Ecológica, programa da Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais, em 30 novembro de 2021, às 19 horas. O MEL foi uma articulação ambientalista pioneira em Florianópolis e iniciou as atividades em 1983, tendo com um dos principais legados a luta vitoriosa pela desativação do lixão no Manguezal do Itacorubi. No movimento atuaram pessoas que foram e são referências na luta em defesa do ambiente em Santa Catarina. O MEL também estimulou a criação de entidades que consolidaram a atuação ambiental no estado.

Participarão do debate Analúcia de Andrade Hartmann, Daniel José da Silva, Moacir Arruda, Rogério Portanova e Sérgio Luís Boeira, que atuaram no MEL. Na mediação do encontro estarão as jornalistas Míriam Santini de Abreu e Eloisa Beling Loose. 

A Terça Ecológica é transmitida pelo Canal do Youtube da EcoAgência, criada por voluntários do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS). O programa sobre o MEL também integra a série Ambientalistas do Sul - Memória e História, tocada pela EcoAgência, o NEJ e o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da UFRGS, e será exibido no endereço https://youtu.be/-lK5R0G5WEY

CONVIDADOS: 

Analúcia de Andrade Hartmann - Gaúcha nascida em Porto Alegre e criada em Carazinho. Catarinense de coração, graduada em Direito pela UFSC, onde também cursou pós-graduação (especialização) em Direito Público. Pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico pela Universidade de Limoges, na França. Foi advogada por nove anos e assessora no TRE/SC. Procuradora da República desde 1992, lotada inicialmente em Chapecó, depois Joinville e desde 1994 em Florianópolis. Atribuição: meio ambiente, patrimônio cultural, crime ambiental, direito das comunidades indígenas e das populações tradicionais.

Daniel José da Silva - Nascido em Torres (RS) em 1950. Doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 1998), com pós-doutorado em Gestão Social de Bacias Hidrográficas na Université du Québec à Montréal (Canadá, 2005). Dedicou sua vida ao ensino, pesquisa e extensão como professor no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Aposentou-se em 2013. Continua suas pesquisas no Grupo Transdisciplinar sobre Governança de Bens Comuns (www.gthidro.ufsc.br).

Moacir B. Arruda - Biólogo,  Analista Ambiental do ICMBio, aposentado. Presidente do IBRAM, órgão ambiental do GDF. Professor da UnB e UCB. Diretor da ANAMMA.  Doutor em Ecologia/UNB com especialização em Conservação da Biodiversidade no JWRC/Tóquio.

Rogério Portanova - Graduado em Direito pela PUC-RS (1983), com mestrado em Direito pela UFSC (1988) e doutorado em Sociologie Et Anthropologie Du Politique - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (1994). Atualmente é professor associado da UFSC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, direitos humanos, direito ambiental, direito e sustentabilidade. Coordenador da Gestão Ambiental da UFSC.

Sérgio Luís Boeira - Doutor em Ciências Humanas pela UFSC. É professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (doutorado) da UFSC (PPGICH). É autor do livro “Atrás da Cortina de Fumaça - tabaco, tabagismo e meio ambiente: estratégias da indústria e dilemas da crítica”. É organizador e coautor do livro “Democracia & Políticas Públicas: diversidade temática dos estudos contemporâneos”. É coautor do livro “Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas”.

Memórias do primeiro jornal

Meus 20 anos na redação da FH Eu era auxiliar de escritório em uma rede de supermercados de Caxias do Sul em meados de 1990. Entrava na segu...